BOLICHE AS BRINCADEIRAS NA ESCOLA.

Brincadeiras

Boliche
Organizado por: Maria Ignez Diniz Coordenadora do Mathema
Idade recomendada: Recomendado para crianças a partir de 5 anos.
Conteúdo: Números, noções das operações de adição e multiplicação.
Competências e habilidades: Reconhecimento de algarismos, leitura e escrita de números, contagem e comparação de quantidades.
Resolução de situações problema. Avaliação de força e distância.
Material: 10 garrafas e uma bola para cada grupo de 4 a 8 alunos. As garrafas podem ser feitas a partir de vasilhames de refrigerantes e a bola pode ser de borracha ou feita com meias velhas.
O jogo: Jogar boliche é para as crianças uma atividade muito motivadora. Além da organização necessária, desde a formação das equipes, das garrafas e para a marcação de pontos, a criança é estimulada em sua inteligência corporal na medida em que precisa controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas e entre as garrafas.

 

Além do desenvolvimento do esquema corporal, o jogo de boliche estimula a percepção espacial, especialmente na Educação Infantil e na 1a série quando podemos associar o jogo a algum tipo de registro na forma de desenho. No entanto, o que pode ser enfatizado através deste jogo é a contagem e as noções das operações. Na Educação Infantil, isso pode ser feito pedindo-se às crianças que encontrem uma forma de saber quantas garrafas derrubaram. Para isso elas deverão ter à mão palitos, tampinhas, cartões com números escritos em algarismos, papel branco e canetas, …, e podem escolher como desejam fazer a marcação de seus pontos. Em sala de aula o professor estimula o registro, seja em grupos ou numa tabela coletiva. Este registro pode ser feito colando-se os palitos ou tampinhas ao lado do nome de cada criança e para as crianças que já reconhecem os algarismo, com a escrita convencional, obtendo-se algo semelhante a:

André | | | | 4
Mariana | | | | | | | 7
Pedro | | | | | | 6

 

A partir daí o professor pode propor oralmente uma série de problemas:

  • Quem derrubou mais garrafas?
  • Quantas garrafas o Pedro derrubou a mais que o André?
  • O que acontece se o André derrubar mais 3 garrafas?

Em outras aulas os alunos podem jogar outras vezes e após cada registro correspondente serem questionados sobre o total de pontos feitos nos dias de jogo.
Para crianças de 6 anos, esta pode ser a oportunidade do professor mostrar aos alunos os sinais convencionais das operações:

1ª jogada 2ª jogada Total de pontos
André  | | | |  4 | | | | | | | 7 11=4+7

 

 

A medida que as crianças se familiarizam com o jogo e a marcação de pontos, podemos propor que elas passem a jogar por equipe de 4 a 8 alunos. Escolher as equipes e nomes para elas é uma atividade muito motivadora e que permite que as crianças trabalhem com números maiores, uma vez que a pontuação da equipe é a soma das garrafas derrubadas por seus integrantes. O registro numérico passa a ser mais valorizado e se desenvolvem formas pessoais para adicionar quantidades que envolvem números maiores que 10.

Dicas para iniciar a brincadeira pela primeira vez: Faça uma roda com os alunos e pergunte a eles:

  • Quem conhece o jogo de boliche?
  • Como se joga boliche?
  • Como podemos organizar essa brincadeira?
  • Como se decide quem joga primeiro?

Após levantar o que os alunos sabem sobre esse jogo, o professor pode deixar que os alunos organizem o espaço, decidam como arrumar as garrafas e como garantir que todos lancem a bola da mesma distância até as garrafas. Cada impasse deve ser devolvido aos alunos na forma de problematização para que eles assumam a responsabilidade pelas possíveis soluções.

 

É importante que os alunos tenham várias oportunidades para jogar de modo a vencer as dificuldades encontradas e para que possam refletir sobre as quantidades e registros feitos.

Para saber mais: Brincar: crescer e aprender
Adriana Friedmann,
editora Moderna, 1996

Brincadeiras infantis nas aulas de matemática
Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrícia Cândido,
editora Artmed, 2001

 

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