Plano de Aula / Atividades

Escola

Data: 02/05/2012

Professora Regente: Ana Sueli Argolo

Estagiárias: Arlene Mello e Ivana Lage

Séries 3º Ano ao 5º Ano       Tempo Estimado 3 dias

PLANO DE AULA                    Quarta – feira: 02/05/2012

Conteúdo:

v  Diferentes possibilidades de adição através da peça do dominó.

v  Produção de texto.

Objetivo:

v  Contribuir com o desenvolvimento e habilidade lógica.

v  Identificar domínio da escrita.

v  Reconhecer diferentes possibilidades das operações.
Material necessário ( recurso)
Dois dados , dominó, borracha, folhas de oficio, papel pautado,  lápis , borracha ,

Desenvolvimento

1ªetapa 
Conversar com a turma, sobre a atividade que iremos propor, explicando que ela será importante para o planejamento das próximas aulas. Explicar que é um jogo, e  que requer atenção.

Atividade:

v  Iremos jogar dois dados para iniciar a partida do dominó.

v  Registrar a quantidade de pontos ao termino da cada partida.

Nesta atividade, além dos alunos jogarem, terá que responder perguntas, relacionadas à matemática. Por exemplo:

v  Qual a quantidade de pedras tem cada conjunto?

v  Há quantos alunos?

v  Quantas peças ficam para cada aluno?

v  Iremos através de a escrita indicar o que entendeu do jogo.

Escola:

Data: 03/05/2012

Professora Regente: Ana Sueli Argolo

Estagiarias: Arlene Mello e Ivana Lage

Séries 3º Ano ao 5º Ano       Tempo Estimado 3 dias

PLANO  DE AULA                    Quinta –feira: 03/05/2012

Conteúdo:

v  Diferentes possibilidades de adição através da peça do dominó.

v  Produção de texto.

Objetivo:

v  Contribuir com o desenvolvimento e habilidade lógica.

v  Identificar domínio da escrita.

v  Reconhecer diferentes possibilidades das operações.
Material necessário ( recurso)
Dois dados , dominó, borracha, folhas de oficio, papel pautado, lápis , borracha.

Desenvolvimento

2ªetapa 
Propor a turma, mais uma partida e relatar sobre a atividade que iremos propor, explicando que ela será diferente, mas que irão gostar.

Atividade:

v  Iremos jogar dois dados para iniciar a partida do dominó.

v  Registrar a quantidade de peças e fazer a operação.

v  Nesta atividade, o aluno irá utilizar o quadro para executar essa atividade. Expondo assim seu conhecimento na operação sugerida.

v  Usaremos o material dourado, para reconhecer os padrões numéricos.

Escola:

Data: 04/05/2012

Professora Regente: Ana Sueli Argolo

Estagiárias: Arlene Mello e Ivana Lage

Séries 3º Ano ao 5º Ano       Tempo Estimado 3 dias

PLANO DE AULA                    Sexta – feira: 04/05/2012

Conteúdo:

v  Diferentes possibilidades de adição através da peça do dominó.

v  Produção de texto.

Objetivo:

v  Contribuir com o desenvolvimento e habilidade lógica.

v  Identificar domínio da escrita.

v  Reconhecer diferentes possibilidades das operações.
Material necessário (recurso)
Dois dados , dominó, borracha, folhas de oficio, papel pautado, lápis ,

Desenvolvimento

3ªetapa 
Propor o registro das descobertas, através da escrita e representação pictórica.

Atividade:

v  Iremos relembrar passo a passo das atividades anteriores.

v  Utilizaremos as peças do dominó para resolver problemas.

v  Nesta atividade, o aluno irá utilizar diferentes resoluções para resolver o problema: Na semana passada, Dona Raquel fez 15 doces e distribuiu para 5 crianças. Quantos doces as criança recebeu?

v  Usaremos o material dourado, para reconhecer os padrões numéricos, e símbolos matemáticos e apoio ao pensamento da criança dando maior significado às idéias envolvidas.

Escola:

Data: 07/05/2012

Professora Regente: Ana Sueli Argolo

Estagiárias: Arlene Mello e Ivana Lage

Séries 3º Ano ao 5º Ano       Tempo Estimado 3 dias

PLANO DE AULA                    segunda-feira: 07/05/2012

Conteúdo: sistema Monetário

Objetivo: Incentivar a leitura e a escrita na matemática resolvendo o processo financeiro.

Situações Didáticas:

v  Propor que os alunos organizem um problema através de texto.

v  Propor através da escrita que identifique o valor proposto do transporte diário de duas Estagiarias

v  Trabalhar os valores e depois realizar os cálculos.

v  Socializar com os grupos.

Material necessário ( recurso)

Borracha, folhas de oficio, papel pautado, lápis, caneta, sistema monetário.

 

Avaliação:

Será observado se compreendeu a quantidade da ordem em forma de cálculos:

Escola:

Data: ____/_____/_____

Professora Regente: Ana Sueli Argolo

Estagiárias: Arlene Mello e Ivana Lage

Séries 3º Ano ao 5º Ano

Atividade do projeto de Matemática

1º As estagiárias pegam ônibus todos os dias. Gastam R$ 5,00 reais, durante 30 dias. Quantos elas gastam durante um mês.

Sentença Cálculo:
30 x 5,00 = 150,00 30x 5_____

150,00

 

Resposta: As Estagiárias gastam 150,00 reais por mês.

2º Use o resultando no Quadro valor de lugar:

Centena Dezena Unidade

3º escreva por extenso o valor gasto por mês das Estagiárias:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola:

Data: ____/_____/_____

Professora Regente: Ana Sueli Argolo

Estagiárias: Arlene Mello e Ivana Lage

Séries 3º Ano ao 5º Ano

Atividade do projeto de Matemática

1º As Estagiárias pegam ônibus todos os dias. Gastam R$ 5,00 reais, durante 30 dias. Quantos elas gastam durante um mês.

Sentença Cálculo:

Resposta: As Estagiárias gastam 150,00 reais por mês.

2º Use o resultando no Quadro valor de lugar:

Centena Dezena Unidade

3º Escreva por extenso o valor gasto por mês das Estagiárias:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola:

Data: ____/_____/_____

Professora Regente: Ana Sueli Argolo

Estagiárias: Arlene Mello e Ivana Lage

Séries 3º Ano ao 5º Ano

Atividade Matemática  Desenvolvendo a Leitura Oral e Escrita.

  1. Contar o dominó em peças na multiplicação transcrevendo para o papel por extenso.

a)________________________________________

b)________________________________________

c)_________________________________________

d)_________________________________________

e)__________________________________________

f)___________________________________________

2.Depois de aprender  a multiplicação em forma diferente ultilizando o dominó,podemos armar e efetuar o produto final.

Sentença Cálculo:

Resposta:______________________________________________________________________________________________________

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: