Inicio do Projeto:

Objetivo do blog:

Este blog tem como objetivo mostrar as práticas desenvolvidas através da escrita de textos após observações, análises e interpretações das atividades com jogos, ampliando o recurso da comunicação da escrita e linguagem pictórica na área da matemática. (propostos pelo projeto, com intervenções das alunas do curso de pedagogia)

Inicio do Projeto:

Tudo começou assim…

Em 2008 o projeto iniciou, com ótimos resultados, contribuindo para a escola ganhar prêmio de referência em gestão.

Já em 2009 aconteceu a 1ª exposição que divulgou êxitos no trabalho com produção de jogos matemáticos usando materiais recicláveis. Brinquedos e brincadeiras tradicionais.

2010 com o tema “as eleições” o projeto trabalhou a matemática e a cidadania. Os alunos com o “robô feliz” vivenciaram situações que trataram de democracia.

2011 o projeto em parceria com a coordenação teve como foco a formação continuada dos educadores e revisão das diretrizes, das aulas de matemáticas.

Projeto aprendendo a lidar com a matemática (este é o projeto da escola)

Ler escrever e resolver problemas. Por que não? (este é o nosso)

Introdução:

A matemática desempenha um papel fundamental na organização do pensamento a partir do desenvolvimento de habilidades de raciocínio específico. Estabelecer relações entre objetos, fatos e conceitos, generalizar prever projetar e abstrair são exemplos dessa habilidade.

A matemática como ciência favorece a organização do pensamento, do saber da aprendizagem.

Dentre as diversas competências envolvidas no aprendizado de matemática a comunicação e a resolução de problemas têm como prioridade a utilização da linguagem para aprender significados, transformá-los, para construir novas aprendizagens que podem por sua vez configurar em diferentes formas e expressões e novos questionamentos sobre este significado.

Relatório  das aulas

1º dia 16/04/2012

No meu primeiro dia de observação fui direcionada pela vice-diretora a uma turma do primeiro ano, na qual fui bem recebida pela professora regente, ADI e alunos.   A sala é muito agradável possuindo revistas para leitura, brinquedos de montar que contribuem para melhorar o equilíbrio e coordenação motora das crianças. Além de instigar a curiosidade, raciocínio lógico, noções de espaço, tato, visão e etc. Ao montar desmontar um brinquedo, a criança faz algum esforço físico, melhorando o desempenho dos músculos e ossos uma forma de preparar seu corpo para o que está por vir: A rodinha!

Na rodinha a professora inicia com uma música do “Bom dia você”, faz a chamada, em seguida apresenta a atividade que é o adivinha. Iniciando assim as perguntas: O que é o que é? Tem coroa, mas não é rei, tem espinha, mas não é peixe?. Tem doce, mas não é açúcar? AÇUCAREIRO. Tem coroa, mas não é rei, tem esporas, mas não é cavalo? GALO. Uma caixinha de bom parecer não há carpinteiro que saiba fazer?AMENDOIN. Enche uma casa completa, mas não enche uma mão, entra e sai pelas costas. BOTÃO. Não tem pé e corre, e leito e não dorme, quando para morre? RIO.  Animados com as perguntas do advinha as crianças se divertiram aprendendo. Nesta proposta a professora trabalhou as vogais, palavras iniciadas com consoantes, quantidade, sílabas, fonemas e sons. Foi  Muito Bom !

De volta à sala após lanche e recreio, a professora continua a atividade desenvolvida na rodinha com as palavras só que agora no quadro para serem escritas no livro didático com construção de palavras foi um sucesso!

Agora a professora passa nas carteiras, fazendo as devidas correções sempre elogiando seus alunos com muita dedicação.

Na aula de matemática foram construídos desenhos lembrando formas geométricas no caderno de desenho. Nessa aula vi cada arte! Palhaços, casas, sol…

Tempo para leitura: Revistas em quadrinhos o mais preferidos da garotada, após leitura a troca com o vizinho. Legal!

Há não acabou não a professora ainda tira tempo para brincar. A baratinha voou,voou caiu na boca de…

 

2º Dia 17/04/2012

Neste dia, fui direcionada para o projeto de matemática fiquei fascinada com a quantidade de matérias disponíveis. A professora me recebeu com um doce sorriso tímido, logo percebi que era ali que iria ficar…

Na primeira oportunidade, me mostrou como funciona o projeto: Aprendendo a lidar com matemática. Iniciado em 2008, o projeto vem contribuindo com o favorecimento da organização do pensamento da aprendizagem habilidades de raciocínio especifico, e a relação entre o objeto e conceitos. Nesse espaço, os alunos além de desenvolver tais habilidades, aprendem também a trabalhar em grupo e o respeito para com o outro.

Tive a oportunidade de ver uma emocionante partida de baralho no qual os quatro jogadores eram a estrelas principais.

3º dia 18/04/2012

Meninas do 5º ano quanta conversa…

As alunas do 5º ano foram convidadas para a sala do projeto para uma atividade, com situações problemas, antes de sentarem a professora me apresentou ao grupo, e escreveu meu nome no quadro. Pedindo que as meninas fizessem uma leitura silenciosa à professora assim começou a atividade.  Com dificuldades de entender a proposta, as alunas sempre solicitavam a ajuda da professora que imediatamente através dos recursos como o material dourado, fazia suas intervenções, sempre sem pensar as meninas davam as resposta obviamente errada, fazendo com que a cada momento a professora as lembrasse de que “a matemática precisa ser mais trabalhado com a mente e não com a boca”, na realidade elas não estavam se concentrando exceto duas alunas que mostravam bastante interesse e conseguiram desenvolver bem suas atividades. Com as intervenções elaboradas no quadro com a professora e observando as respostas corretas o grupo saiu do projeto consciente de que teriam feito uma excelente atividade. Será?

 

Em outro momento no mesmo dia…

Com os números 1, 2, 3,7 os meninos precisavam fazer uma sequencia, “Que coisa mais fácil” pensou nada disso os meninos teriam que formar essa sequencia sem repetir! Vou explicar, dado os números acima, eles tinham que escrever no papel pautado sem repetir exemplo: 1273, 3721, 2137 assim por diante. Não foi uma tarefa fácil, pois eles de inicio não entenderam mesmo com as intervenções quando perceberam que os colegas estavam acertando começaram a prestar atenção e a formar os números corretamente eles ficaram bastante entusiasmados com a capacidade de raciocínio deles quando começam a prestar atenção ao que estavam  fazendo. Além de escreverem a sequencia, fez a escrita desses números, a leitura oral através do material dourado que é um grande aliando neste projeto.

4º dia 19/04/2012

Uma grande “pessoinha”

Sempre antes da chegada de cada aluno a professora deixa tudo muito bem organizado, a mesa está sempre bem limpa com álcool para receber os grupos, as pontas dos lápis estão sempre bem feitas, as borrachas para cada aluno, e o material que geralmente é utilizado sempre estão à mesa antes de cada aluno chegar. Neste dia ela forrou a mesa com quatro papeis de oficio de cor amarela e colou com dupla face para não soltar, e o inseparável material dourado, depois  me informou que iria conhecer uma pessoa muito especial, um aluno muito querido por todos na escola, em alguns momentos entra na sala todo tímido na cadeira de rodas juntamente com a ADI ela nos apresentou, falou que ele era um ótimo aluno e deu um beijo em seu rosto, logo em seguida chegou outra professora do projeto do qual ele também faz parte e lhes deu um pirulito de chocolate o deixando ainda mais “ mimado”. Recostado a mesa após os “mimos” foi lhes dado um lápis “especial”, que é todo forrado com emborrachado para que ele possa utilizar com mais facilidade, já que possui dificuldade motora também nas mãos. Dados os números ele conseguiu reconhecer de inicio o 100, 200, 235, 230, e 280 depois fomos aumentando com o material dourado os valores e ele respondendo oralmente.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: