PLANO DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

êTítulo e Período com as Datas

 

 

 

Diagrama para Planejamento

 
          

 

               ê Dias da

                  Semana

êÁreas

       do

Conhecimento

e Atividades

 

 

 

2ª Feira

 

06/09/2012

 

 

 

3ª Feira

 

11/9/2012

 

 

 

4ª Feira

 

26/09/2012

 
1. Chegada

   Acolhida e

Acomodação.

 

Acolhimento com  história.

Oração

Acolhida com jogos.

Oração

Acolhida com História sobre os meios de transportes.

Oração

 

 
2. Roda de Rotina: Orações com Músicas;

Hinos;

Conversação

em geral;

Projeto do Período.

Canto:

Dia da Semana/

Bom dia

Calendário

Chamada

Canto:

Dia da Semana

Bom dia/Calendário

Chamada

Canto

Dia da Semana Bom Dia/ Calendário

Chamada.

 
 

3. Linguagens:

Oral e Escrita.

 

 

A Pátria Leitura de Texto jornalístico.

Sobre economia.

Fonte: Jornal A TARDE

Tema: Crianças aprendem com Educadores e Pais como administrar o dinheiro.

 

Trânsito Sinais Cores de Trânsito  
4. Desenho e Arte. Artes Visuais. Bandeira

Nacional

     
5. Lanche Às 10:00h no Turno matutino e as 15:15h no  
6. Recreação          

ou Jogos Educativos.

    História  
       
7. Ciências Sociais:

Histórias Diversas;

Vídeos;

Fantoches;

Teatro;

Atv. Esportiva.

  Através de leitura do texto jornalístico, trabalhar com questões de economia, comportamento financeiro, artigos de primeira necessidade.

 

Através da historinha Contada trabalhar as cores, formas geométricas, noções de lateralidade, linhas retas e curvas/ agrupamento

Fazer brincadeiras com a caixa de blocos lógicos.

Formar desenhos com os blocos lógicos.

Trabalhar contagem, relações numérica vezes quantidade através de brincadeiras com pirulitos e bombons e outras gulosemas.

 

 
 

 

8. Matemática

 

Figuras Geométricas Trabalhar as formas geométrica da Bandeira Nacional Contagem: Quantos Somos? Agrupamento do Sistema Monetário brasileiro.

Identificação de cédulas e moedas brasileiras.

Pequenas Situações Problemas envolvendo cálculos de adições e Atividade para Casa Contagem.

Brincadeira do Banco Monetário.

   
9. Kid Smart        
       
 

10. Ciências Naturais

 

       
       
       
11. Movimento e Músicas.

 

       
       
       
12. Atividade para Casa        
       
13. Saída          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola Fama
Grupo 4 de Educação Infantil
Professoras Regentes: Ivana, Lourdes e Romilda
Área de Conhecimento: Matemática
Objetivo Geral:

 

HABILIDADES CONTEÚDOS SITUAÇÃO DIDÁTICA RECURSOS AVALIAÇÃO
Reconhecimento de algarismos, leitura e escrita de números, contagem e comparação de quantidades.

 

Registrar a quantidade de pontos que fez em cada uma das rodadas.

Resolução de situações problema.

 

 

Noções de quantidade;

 

Cores;

 

Número e sistema de numeração;

 

Contagem;

Noção Numérica.

 

 

 

 

 

 

  • Organizar uma fileira de alunos de acordo com a sequência de nomes registrada no cartaz elaborado.
  • Posicionar o pino a uma distância de 2 metros da fileira de alunos.
  • Orientar cada aluno para que lance as argolas, uma de cada vez, em direção ao alvo.
  •  Solicitar que, após os lançamentos, o aluno verifique a quantidade de acertos ao alvo, contando as argolas que o atingiram.
  • Pedir que o aluno registre, no cartaz, a quantidade de pontos que fez naquela rodada. Se for necessário, auxiliá-lo a localizar seu nome na lista de alunos e identificar o local onde o registro deve ser feito (1ª, 2ª ou 3ª rodada).

Observação: O aluno pode representar a quantidade de pontos por meio de risquinhos, bolinhas, traços ou mesmo o número correspondente.

  •  Finalizar o jogo realizando a contagem da pontuação total de cada aluno.
  • E pedir para cada aluno desenhar a brincadeira.
10 garrafas e uma bola para cada grupo de 4 a 8 alunos.

As garrafas podem ser feitas a partir de vasilhames de refrigerantes e a bola pode ser de borracha ou feita com meias velhas.

 

Através da participação do aluno

 

 

Observação direta do professor.

Realização das atividades

 

Interesse dos alunos

 

Análise reflexiva constante das atividades em sala de aula.

 

 

 

 

Fundamentação:

“O valor do conteúdo de um jogo deve ser considerado em relação ao estágio de desenvolvimento da criança. Nesse aspecto não nos referimos aos estágios formais descritos por Piaget e por outros estudiosos da criança, mas sim à maneira como ela adquire conhecimento e raciocina, o que poderá ser inferido pelo professor por meio da leitura do comportamento da criança, a qual é possível à medida que o professor adquire uma base teórica bem fundamentada da teoria piagetiana e aprende a observar e a dialogar com as crianças.” (KAMII, 2009, P.26)

KAMII, Constance. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2009.

“O próprio ato de desenhar muitas vezes é considerado como solução de um problema, por ser um processo que depende de tentativa e erro, de pesquisa, de investigação, de experimentação e de comparação da solução final com o projeto inicial.”(SMOLE,2003, P.96)

SMOLE, Katia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil. A Teoria as Inteligências Multiplicas na Pratica Escolar. Porto Alegre: Artimed.2003

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: