Considerações Finais do Estágio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Escola Municipal Metodista Susana Wesley

Data: 16 de abril a 05 de junho 2012

Professora Regente: Ana Sueli Argolo

Estagiárias: Arlene Mello e Ivana Lage

Séries 3º Ano ao 5º Ano (idade 08 a 12 anos).

Ler escrever, e resolver problemas por que não?

       A introdução de comunicação nas aulas de matemática nas series iniciais, pode concretizar a aprendizagem e uma perspectiva mais significativa para o aluno e favorecer o acompanhamento nesse processo por parte do professor. Analisar o papel da oralidade, das representações pictóricas e da escrita, como recursos de ensino, permite vislumbrar uma nova dimensão para a prática escolar em sintonia com pesquisas do conhecimento e da aprendizagem.

          Assim os alunos foram avaliados a cada aula, de acordo com seu pensamento lógico. Com intervenções caso fosse necessário.  A cada semana foi trabalhados diferentes jogos com possibilidades diferentes, possibilitando assim a cada aula uma nova forma de escrita com jogos matemáticos. O principal objetivo foi  relacionar as sentenças matemáticas com as quatro operações, na  leitura e escrita.

Estágio do Ensino Fundamental: 09 de Maio a 5 de junho 2012.

 

Carta:

Ao trabalhar os números naturais com os jogos de carta foram interessantes, que as crianças aprendiam com a prática, mais eles não percebiam que estava fazendo um trabalho matemático aprendo a ler e escrever os numerais. Nisso a Estagiária Ivana Lage fez às perguntas as eles. Quantas cartas tinha a carta? Quantos jogadores?

Pois sempre falando a eles que jogar aprendendo algum é de muita importância que as condições do jogo são regras, mais aqueles momentos eram de conhecer a matemática. Assim o jogo ficou legal que eles entenderam que momento eram incentivar as dificuldades de todos os alunos que apresentam algum diferente.

Escô:

Esse jogo foi o mais que a chamou atenção, que não conhecia ele é feito de duplex tem quatro lado iguais de zero a nove a nunca diferença do jogo é que tem dois dados. Ele pode ser jogando por quatro jogadores ou parceiro de cada lado 2 em 2 assim podemos jogar o dado e ver quem ganha primeiro,mais precisamos eliminar os números naturais do jogos.

Amei esse jogo podemos compreender os números naturais e as crianças ficam bastante empolgadas com os resultados das provas que esse projeto de matemática é muito cuidados com as crianças em aprender brincando.

 Dominó:

Quando nos professores colocamos o dominó para que eles contassem as peças do dominó e convidamos para o quadro de lugar, essas crianças desenvolveu o processo matemático com entusiasmo, fico feliz de conhecer a professora regente Ana Sueli Argolo, que acompanhou o nosso Estágio.

 Durante o processo de aprendizagem resolvemos fazer um dominó gigante para podermos jogar na quadra com as crianças do projeto de matemática “Ler, Escrever resolver problemas Por que Não”? Dividimos em três para comprar o duplex que custou R$ 0,90 centavos os coloridos e os pretos R$1,00 real. Cortamos juntos com as crianças, colocamos as bolas do dominó, pedimos a eles que cada um pudesse ficar com uma peça foi uma semana para construir o dominó gigante, Agora sim podemos jogar a vontade.

De 30/04/2012 a 04/05/2012

Colocar em pratica nosso projeto foi muito bom! Iniciamos com uma conversa com o grupo do 3º ano explicamos como iríamos utilizar o dominó e o objetivo dele naquele momento, explicamos que além do jogo, o dominó tem varias possibilidades de aprendizagem, como o calculo mental através das peças, regras e escrita dos pontos. Explicado, sobre o jogo começamos a brincar neste dia foram Quatro meninos, de inicio perguntamos: quantas peças tem o dominó? Quantos alunos? Vamos ver com quantas peças cada um vai ficar? A partir das perguntas pudemos trabalhar divisão com muita facilidade, depois perguntamos. 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: