OS DIFERENTES TIPOS DE PROBLEMAS

RESUMO

 

Atualmente se faz necessário compreender os diferentes tipos de problemas matemáticos bem como suas resoluções. Despertar nas crianças o interesse na leitura contribui de forma positiva para compreensão e identificação dos tipos de problemas existentes. Dentro dos diferentes tipos de problemas.

Os problemas conhecidos como convencionais são objetivos, claro e de fácil compreensão, a qual não desperta nas crianças o interesse pelo desafio, pois o problema requer interpretação para ser resolvido. Sendo assim, se colocarmos problemas do tipo Paulo tem 10 maçãs ganhou mais 5 com quantas maçãs ficou? As crianças vão resolver de forma rápida até porque o próprio problema já determina o tipo de operação a ser realizada. Enfim, não há um problema a ser resolvido.

Os problemas conceituados de não-convencionais, desperta nas crianças o interesse pelo desafio e muitas vezes o interesse em vencer o mesmo, de forma que a mesma se ver obrigada a realizar varias vezes a leitura com a finalidade de interpretar, analisar e compreender o que se pede na questão. Sendo interessante também que a criança ao interpretar e resolver o problema repasse para os demais como conseguiu a determinada resposta, iniciando assim um debate em sala, onde sejam expostas as formas utilizadas para resolução do mesmo.

E importante ressaltar que sem importar o conceito do tipo de problema à leitura sempre se faz importante para a sua interpretação assim como a sua resolução. Os diferentes tipos de problemas existentes auxiliam aos educadores a identificar as dificuldades dos alunos, bem como a sua capacidade de interpretação.

Os problemas sem solução rompem o conceito de que para todos os problemas existentes, há uma resolução, sendo necessária uma análise mais detalhada das crianças bem como uma interpretação mais profunda. Existem diversos tipos de problemas sem solução podendo também transformar um problema convencional em um sem solução, sendo interessante que seja demonstrado aos alunos em sala a determinada mudança, com a finalidade dos mesmos compreender de forma mais clara como um problema convencional pode ser transformado em um sem solução.

Existem problemas que possuem diversas resoluções, rompendo com o conceito que os problemas possuem resoluções únicas, e que devem ser resolvidos de uma única forma.

Este tipo de problema desenvolve na criança a capacidade que os mesmos possuem em identificar as diversas maneiras de resolver um problema necessitando de forma mais profunda de sua analise, e determinação, sendo importante destacar a serie em que a criança se encontra e suas devidas interpretações, da mesma forma que existe a importância da mesma demonstrar para os demais como conseguiu a determinada resposta, sabendo – se que todos podem encontrar formas diferentes de resolução.

Os problemas com diversos ou excesso de dados diferem dos demais na sua forma de interpretação, ressaltando que rompe com o conceito de que todos os dados expressados no problema são importantes para sua resolução, entretanto a importância da leitura assim como em todos os outros se torna mais evidente, com a finalidade das crianças separar os dados importantes e aqueles aos quais não se destacam para sua resolução, observando que muitos fazem parte do seu dia a dia. No contexto de diferentes tipos de problemas existem também os problemas lógicos os quais requerem das crianças não resoluções numéricas e sim resoluções de deduções de raciocínio lógico de forma que requer grande capacidade das crianças em analisar uma determinada situação e tentar resolve-las de forma prática, de acordo com seu pensamento. Este tipo de problema é uma forma pratica de treinar o cérebro assim como de desafiar as crianças. Os problemas de estratégia são aqueles que necessitam para sua resolução as combinações das informações citadas para que possam ser resolvidos.

Pode-se observar que cada tipo de problema exige uma determinada capacidade dos alunos, entretanto é fácil observar também que cada um deles requer um desafio que cabe aos educadores a incumbência de incentivar as crianças a vencer esse desafio, de forma clara, o que consequentemente desperta nas mesmas o interesse pela leitura.

Observa-se também que o problema convencional, apesar de ter a necessidade da leitura o mesmo é exposto de forma tão clara e objetiva que na própria leitura muitos conseguem identificar o resultado, qual operação fazer, sem gerar o desafio para o educando.

Devido à dificuldade de encontrar problemas não convencionais, a autora destaca que a saída é a construção de uma problemática, onde serão organizados diversos tipos de problemas em forma de fichas colocadas em uma caixa. A autora destaca ainda, que essa forma de organização permite trabalhar a autonomia da criança, pois permite uma autocorreção.

Assim, os problemas poderão ser resolvidos em grupo, dupla ou individual, não importa desde que o objetivo seja alcançado, ou seja, favorecer para a construção da autonomia dos educados.

 

 REFERÊNCIA

Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática/ organizado por Kátia Stocco Smole e  Maria Ingez Diniz. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. Conhecendo Diferentes Tipos de Problemas capitulo 6 e pagina 104 a 120.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: